Pages

domingo, 2 de outubro de 2011

Portugal - Adega Vale do Alcube e Sé de Setúbal - 2011/06/13


O passeio começa por uma plantação de CORTIÇA, material de origem vegetal da casca (súber) dos sobreiros (Quercus suber), com grande poder isolante.
A primeira extração da cortiça ocorre, normalmente, quando a árvore atinge entre 25 a 30 anos, sendo que a extração ocorre nos meses de Junho a Agosto. A cortiça amadia é a de maior qualidade, sendo por isso a mais valorizada, e a única que pode ser utilizada para o fabrico de rolhas. A partir desta fase, a cortiça é extraída a cada nove anos.

ADEGA VALE DO ALCUBE - A Quinta de Alcube está situada em Azeitão, a 8 km de Setúbal e das Praias da Arrábida e a 30 km de Lisboa, com cerca de 30 km de caminhos que podem ser percorridos tranquilamente, em contacto íntimo com a natureza, abrindo o apetite para os produtos exclusivos. Situa-se  em pleno Parque Natural da Arrábida, entre as Serras de São Francisco e São Luís e estende-se por 200 hectares de espaço rural preservado, onde ainda se pode  ouvir os sons da Natureza. Lá você pode comprar e apreciar excelentes vinhos, de primeiríssima qualidade.

·    SÉ DE SETÚBAL, Igreja Santa Maria da Graça situa-se no coração do    primitivo burgo medieval setubalense, tendo sido em torno desta que se desenvolveu o mais importante bairro medieval da cidade, assim como o centro religioso e político-administrativo.



4 comentários:

  1. Adorei a aula sobre cortiças! E a adega me deu água na boca :) Viajei!! Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Que bom amiga! E o vinho de lá é tudo de bom .. bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, nunca me dei conta que a rolha das garrafas davam em pé de árvore.... que coisa.... e quanto tempo se faz necessário para a árvore ser trabalhada.... impressionante....

    ResponderExcluir
  4. Muito legal não é? De 25 a 30 anos ..

    ResponderExcluir